METODOLOGIA DE ENSINO
A Escola Piaget visa à educação que promove a aprendizagem ativa e a participação do aluno na construção de conhecimentos. Considera que o importante não são somente as diversas estratégias metodológicas, mas o olhar docente para a aprendizagem do aluno.
A metodologia promoverá o protagonismo estudantil, favorecendo a estruturação e expansão do conhecimento, tendo o professor como função principal, a mediação. Esse deve pesquisar para compreender como o aluno constrói o conhecimento, como aprende, estuda, tece sua teia de saberes para que a aprendizagem se consolide e seja significativa.
O objetivo é, portanto, desenvolver nos alunos habilidades e competências que serão o suporte para criações em áreas diversas e para a resolução de situações- problema pessoais ou coletivos ao longo da sua vida. As estratégias metodológicas estão em conformidade com as 10 competências gerais da BNCC: “conhecimento; pensamento científico crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania” e igualmente, com as indicações metodológicas, para cada componente curricular e nível de ensino, referidas no Base Curricular do Estado do Paraná.
Na Educação Infantil, primeira etapa da vida escolar, visamos a formação de estreitos vínculos com professores e funcionários, e com todas as situações de aprendizagem experimentadas para dar vazão à curiosidade, à vontade de conhecer, à confiança em si mesmo e ao respeito pelos outros.
Num clima de confiança e afeto, os alunos adquirem segurança em sua própria capacidade expressiva, cognitiva, motora, afetiva e social em relação aos outros e ao conhecimento, e têm inúmeras oportunidades de desenvolver sua criatividade e o apreço pela descoberta e pela cultura.
Nessa primeira etapa, ser autônomo está relacionado à capacidade de assumir pequenas responsabilidades, considerando as necessidades pessoais e do outro, dentro de regras e limites valorizados para uma convivência saudável. Os alunos cuidam de seus pertences e do material de uso comum, conversam para resolver problemas, e aprendem a reconhecer o diálogo como forma de expor seu ponto de vista e compreender o dos outros.
Já nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nosso compromisso visa à adaptação dos alunos à rotina e às demandas escolares mais complexas, assim como à construção de novas competências, que serão úteis em toda a sua vida escolar. Um dos eixos do trabalho pedagógico consiste no fortalecimento do papel de estudante e, embora as crianças já tragam algumas conquistas da Educação Infantil, assumem a necessidade de estudo e o compromisso com as tarefas de modo cada vez mais significativo.
A rotina de trabalho requer maior compromisso e organização também com o material e com as tarefas. Os procedimentos evoluem da experiência vivida na Educação Infantil: saber usar os cadernos, a agenda, responsabilizar-se pelo material que transitam entre a casa e a escola, usar adequadamente objetos emprestados do colega e da própria escola, e cuidar do espaço coletivo.
Neste contexto, podemos aferir que os caminhos da Escola Piaget têm sido pontuados pela disposição para um ambiente institucional em que reflexão, registro e avaliação do que é realizado nas turmas somam-se ao exercício contínuo de desenvolvimento de formas democráticas de convívio, pautadas pelo diálogo, solidariedade e respeito.